/Higienização Automotiva: Cuidados com o Carro
higienização automotiva

Higienização Automotiva: Cuidados com o Carro

A higienização automotiva é fundamental para manter o seu carro em bom estado de conservação. Há várias técnicas para higienizá-lo, que vão da limpeza mais básica até a mais minuciosa. Existe, inclusive, a lavagem detalhada, que limpa até mesmo os cantos mais escondidos do veículo. Em tempos de pandemia, manter o veículo limpo é crucial para evitar a proliferação do novo Coronavírus.
Uma das preocupações de quem tem um automóvel diz respeito à higienização automotiva. Afinal, a limpeza faz parte das manutenções necessárias.Quem tem um carro deve cuidá-lo para evitar que se deteriore muito rapidamente. Por isso, a limpeza do veículo é fundamental.Há muitos estabelecimentos especializados em higienização automotiva, com profissionais dos menos aos mais experientes na função.Mas será que somente profissionais podem limpar o veículo? Você se sente capaz de limpar o próprio veículo?Neste artigo, vou falar sobre este assunto, que deve ser considerado principalmente neste momento, em que enfrentamos a pandemia de Coronavírus. Você vai ler sobre:
  • Higienização automotiva em casa ou com profissional
  • Quanto custa para limpar o carro
  • Higienização a seco x higienização a vapor
  • Higienização automotiva x higienização detalhada
  • Como manter o veículo limpo durante a pandemia de Covid-19
Se você quer que seu carro esteja sempre limpo, não deixe de ler este artigo até o final.Boa leitura!Em Casa ou Com Profissional: Onde Higienizar o Veículo?
A limpeza profissional pode contar com itens que você não tem em casaAntes de decidir se você mesmo vai limpar o seu carro ou se vai preferir levá-lo a uma empresa especializada, é importante saber o que é higienização automotiva.A definição é bem simples, pois consiste na limpeza dos componentes do automóvel. Porém, não basta só “passar um paninho” e pronto.Uma boa higienização do carro deve considerar a limpeza de todos os componentes, com bastante minúcia.Afinal, o carro é exposto a muita sujeira, tanto na estrada quanto parado na garagem. Por isso, limpá-lo requer dedicação e atenção aos detalhes.Especialistas recomendam que a limpeza seja realizada a cada 15 dias. Com isso, você deve considerar se está disposto a limpá-lo regularmente.Por outro lado, levá-lo a cada duas semanas em uma garagem de limpeza automotiva pode gerar um gasto maior do que você pode assumir.Uma alternativa, então, poderia ser levá-lo uma vez por mês a uma empresa de higienização automotiva. E, em sua casa, limpá-lo uma vez por mês também.Assim, seu carro passaria por limpeza constante, permaneceria limpo por mais tempo, e o trabalho e o gasto seriam mais equilibrados.Mas é claro que essa é apenas uma sugestão de quem também tem um veículo. Me preocupo bastante com a limpeza do meu carro, e me faço esse tipo de questionamento frequentemente.Para ajudá-lo nessa decisão, vou comentar, no tópico seguinte, um pouco sobre como limpar o seu carro.

Passo a passo para limpar o veículo

Um dos conhecimentos necessários aos motoristas é como manter a manutenção do veículo sempre em dia.Levar ao mecânico, prestar atenção a ruídos do carro, reparar imperfeições, tudo isso é muito importante para que o carro siga em boas condições.A limpeza do automóvel também é crucial. Para saber como mantê-lo bem limpo, é legal saber quais as etapas da higienização automotiva.A seguir, você pode conferir um infográfico que preparei para ajudá-lo a entender as etapas da limpeza dos carros. Espero que lhe seja útil.Como você viu acima, limpar um carro requer um passo a passo cheio de cuidados aos mínimos detalhes.Repare que a limpeza do veículo é importante inclusive para a sua saúde e das pessoas que você transporta.Em tempos de pandemia, como atualmente vivemos, cuidar da saúde é fundamental para aumentarmos nossa segurança.Mas então, você se anima a limpar seu carro em casa? Se você já tem esse hábito, compartilhe sua experiência comigo nos comentários.Caso ainda não saiba o que vale mais a pena entre limpar em casa ou em uma empresa especializada, leia o tópico seguinte. A seguir, vou falar sobre os materiais necessários para fazer a higienização automotiva.

Produtos para higienização automotiva

Acho que conhecer alguns produtos necessários para higienizar o veículo pode ajudá-lo a decidir se prefere limpá-lo em casa ou pagar pelo serviço.Obviamente, um local especializado deverá ter todos os produtos adequados para fazer a higienização. Em casa, talvez você precise adquirir alguns.Com isso, existe a possibilidade de você ter que gastar certa quantia em dinheiro com os materiais necessários. Ou, ainda, pode ser que você opte por não comprar os menos necessários, e fazer uma limpeza menos completa.Veja como há uma série de fatores a serem considerados antes de optar por lavar o carro em casa ou em outro lugar.Pegue papel e caneta e anote a lista dos principais produtos necessários para deixar seu carro com aquele aspecto de novo outra vez.
  • Aspirador de pó: acredito que este seja o principal item desta lista. Um aspirador pode remover a sujeira mais rapidamente, e alcança espaços que, sem ele, dificilmente você conseguiria chegar.
  • Flanela: tecidos macios são ideais para fazer a higienização automotiva. Procure optar por flanelas de algodão ou microfibra. Tecidos mais duros podem causar arranhões.
  • Água e sabão: pode parecer bobagem incluí-los na lista, já que são tão básicos. De qualquer modo, são extremamente importantes, e você precisa garantir que poderá contar com eles para a higienização.
  • Shampoo para carro: sim, existe shampoo automotivo. Ele ajuda a soltar a sujeira da parte externa do carro, e sua espuma reduz o impacto entre a bucha e a pintura.
  • Cera: quem quer ter um veículo brilhando não pode abrir mão da cera. Além de potencializar os efeitos da lavagem, a cera dá aquele brilho que faz com que possamos enxergar nosso reflexo na lataria do carro.
  • Renovador de plástico: como o próprio nome sugere, esse produto serve para renovar a aparência das peças de plástico do seu carro que, com o tempo, tendem a perder o brilho. É indicado para a parte externa do carro, e serve também para borrachas.
  • Limpador de interiores: esses são os responsáveis por aquele cheiro de limpeza que todo mundo gosta de sentir ao entrar no carro. São essenciais para que a higienização seja ainda mais satisfatória.
  • Limpador de estofados e carpete: esse produto ajuda a remover manchas dos bancos e do carpete do carro. Normalmente, pode ser usado em bancos de tecido ou de couro. Você pode usá-lo, ainda, para limpar os tapetes do veículo.
Repare que uma limpeza completa de carro exige a utilização de vários produtos. A lista acima inclui itens extremamente básicos, e outros nem tanto.Agora, é com você a escolha entre limpar aí na sua casa, ou levá-lo a uma empresa especializada de higienização automotiva.Na próxima seção deste artigo, falarei um pouco sobre quanto custa para limpar um carro. Não deixe de ler.

Quanto Custa a Higienização de Carros

Ainda relacionado à dúvida entre pagar pela limpeza do automóvel e limpá-lo em casa, o valor da higienização profissional é uma dúvida constante.Em alguns casos, o condutor opta por fazer a lavagem em casa para economizar. Porém, como comentei anteriormente, é preciso considerar o gasto com materiais.Além disso, há empresas que desempenham o trabalho com muita qualidade, fazendo com que valha a pena o investimento.Fiz uma pesquisa para descobrir quanto custa a higienização de carros, e encontrei valores que variam entre 150 e 400 reais.Obviamente, você poderá encontrar serviços mais caros, mas pode ser que seja ainda mais completo.Dependendo do tipo de serviço disponibilizado, você poderá ter uma higienização mais básica ou mais minuciosa para o seu carro.Além disso, é possível encontrar métodos diferentes para a realização da limpeza, o que também reflete no valor cobrado.Portanto, coloque na balança o valor a ser gasto com a compra de materiais e a sua disponibilidade de fazer uma limpeza completa.Pode ser que, para você, valha mais a pena pagar para que uma empresa especializada faça a higienização do seu veículo.Na sequência, veja mais sobre os tipos de higienização. Já ouviu falar em higienização a seco e a vapor? Confira detalhes sobre esses métodos a seguir.

Opções Para a Higienização Automotiva

Se você acredita que somente é possível higienizar o veículo com água e sabão, esta seção será muito esclarecedora.Afinal, há alguns tipos de limpeza automotiva, e é interessante conhecê-los para ver qual é o mais adequado a sua necessidade.Hoje em dia, isso é possível graças à evolução da tecnologia, que possibilitou a criação de produtos e equipamentos que podem substituir o método tradicional.Dependendo do tipo de limpeza que você escolher, verá diferenças no valor a ser pago ao profissional que realizará o serviço.Dentre as opções de higienização encontradas atualmente, acho interessante comentar as modalidades a seco e a vapor.Essas são duas opções que podem ser úteis, conforme for a sua intenção. A seguir, leia mais sobre cada uma delas.

Higienização a seco

Como o nome já sugere, a higienização a seco é um método que dispensa o uso de água e sabão.Ela pode contribuir para a proteção da pintura do carro, pois cria uma película protetora que evita a aderência de sujeira.Entretanto, se ela não for feita da forma correta, pode acabar danificando a pintura do veículo.A higienização a seco pode ajudar a facilitar a remoção da sujeira, mas exige a utilização de um produto específico para esse tipo de lavagem. Uma flanela de microfibra também será muito bem-vinda.Esse procedimento pode ser feito em casa, mas pode gerar mais trabalho se você não tiver uma orientação adequada de como fazer.Em espaços especializados neste tipo de higienização, o custo do serviço pode ser mais elevado que o de outros tipos de limpeza automotiva.Outra opção para limpar seu automóvel é a higienização a vapor. Leia mais sobre ela no tópico a seguir.

Higienização a vapor

Esse tipo de higienização utiliza a água, mais precisamente o vapor dela. É útil para remover sujeira e manchas sem precisar esfregar.É um método interessante para conservar o veículo, tanto interna quanto externamente. Quem deseja vender o veículo, por exemplo, pode investir em uma higienização a vapor.Essa limpeza não costuma usar produtos químicos, pois o vapor da água quente em alta pressão costuma ser bastante eficaz.Com isso, esse método também contribui para a conservação da pintura do carro, assim como o método a seco.Para a higienização da parte interna no automóvel, esse tipo é muito bom, pois atinge espaços mais difíceis de alcançar.No entanto, ele é mais caro que o método anterior, e também mais demorado. Dura aproximadamente 1h30 para a limpeza exterior, e cerca de 3h para o interior do veículo.Existe, também, um método que agrada aos condutores mais detalhistas. É conhecido como lavagem detalhada, e eu vou falar sobre ele na próxima seção.

Lavagem Detalhada: Conheça Este Tipo de Higienização Automotiva

Para quem quer ter seu carro limpo nos mínimos detalhes, o tipo ideal de higienização automotiva é a lavagem detalhada.O próprio nome já diz do que se trata: uma limpeza que atinge até mesmo os cantos mais específicos do carro.Cada detalhe, seja interno ou externo, é limpo com o máximo de atenção, para deixar o veículo mais próximo do seu estado original.Esse método de higienização ganhou força a partir de 2018 e, desde então, vem conquistando os proprietários de veículos.Por ser ainda mais focado nos detalhes, é aconselhável que uma empresa especializada realize o serviço, pois poderia tomar muitas horas do seu tempo.Além disso, profissionais especialistas saberão exatamente o que e onde limpar, por causa de sua experiência.O resultado, obviamente, tende a ser superior ao dos demais tipos de limpeza automotiva. Por isso, você poderá ter que investir um valor mais alto pelo serviço.Uma loja de estética automotiva séria deverá oferecer a lavagem detalhada com a utilização dos melhores produtos disponíveis no mercado. Normalmente, são usados materiais importados.Para atingir o resultado mais próximo da perfeição, alguns profissionais utilizam mais de um tipo de pincel, algodão e até cotonete. O objetivo é atingir espaços muito específicos, como aquelas frestas do ar-condicionado ou os detalhes do painel.Na higienização detalhada, nenhum cantinho deve passar despercebido. Botões do painel, detalhes do volante, costura dos bancos, tudo é higienizado.Mas a parte interna não é a única que pode passar por essa limpeza minuciosa. O lado externo do carro também pode ser limpo no detalhe.O carro passa por uma pré-lavagem, com o auxílio de uma lavadora de alta pressão. Pneus, rodas, caixa de roda, calotas, todos são lavados com atenção, e com a utilização de materiais específicos para cada um.O shampoo automotivo costuma ser usado para agir contra aquele tipo de sujeira mais difícil de remover.Vidros, espelhos, emblemas e maçanetas também passam por uma limpeza detalhada. Pode haver, ainda, um polimento técnico, para renovar a pintura.Como você pode perceber, a lavagem detalhada procura limpar cada canto do seu veículo. Certamente, você se impressionaria com o resultado.Falando em limpeza detalhada, algo que tem nos feito prestar mais atenção aos detalhes e à higiene é a pandemia do novo Coronavírus.Nossos veículos podem ser agentes de contaminação e, por isso, precisamos tomar cuidado com a sua higienização.Para ajudá-lo a manter seu carro limpo durante a pandemia, separei algumas dicas, que serão apresentadas na seção abaixo.Coronavírus: Como Higienizar o Veículo na PandemiaInfelizmente, 2020 está sendo marcado pela pandemia de Covid-19, que mudou os hábitos das pessoas em todo o mundo.As mais diversas estratégias de combate ao novo Coronavírus foram adotadas, começando pelo distanciamento social.No entanto, nem todas as pessoas podem ficar somente em suas casas, e há momentos específicos em que precisamos sair às ruas.Quem tem um carro tem um aliado e tanto para tentar manter o distanciamento mesmo fora de casa.Mas é preciso tomar algumas medidas de higienização automotiva específicas para evitar a propagação do vírus.Nossos carros são compostos por diversos materiais feitos com plástico. Maçanetas, a estrutura do painel e vários outros itens são feitos desse material.Estudos técnicos dizem que o vírus pode permanecer vivo em superfícies plásticas por até 3 dias. Daí a importância de higienizarmos muito bem o veículo.Obviamente, você não precisa lavar o carro todos os dias, utilizando um dos métodos comentados ao longo deste artigo.Porém, essa higienização mais focada no combate à Covid-19 é bastante simples, e é aconselhável realizá-la sempre que utilizar o carro.Água e sabão sempre são bem-vindos, mas álcool 70% é fundamental para a limpeza do veículo neste caso.O condutor é a pessoa que toca na maior parte do veículo. Portanto, procure higienizar principalmente os itens a seguir:
  • volante;
  • palancas de seta;
  • freio de mão;
  • espelho retrovisor;
  • câmbio;
  • cinto de segurança e fivelas;
  • rádio;
  • bancos;
  • maçanetas.
Outras partes do carro, com as quais os demais ocupantes do veículo tiveram contato, também devem ser higienizadas com álcool 70%. Por exemplo:
  • manivela do vidro, ou botões de vidros elétricos;
  • pega-mão;
  • puxador do porta-luvas.
Por isso, procure ter o hábito de transportar um frasco de álcool e também uma flanela para realizar a limpeza.Por mais que você ache o contrário, essa higienização faz toda a diferença, e mantém você e seus passageiros mais seguros.Outra dica importante é regular o uso do ar-condicionado. O ambiente fechado e quente, no caso do inverno, pode potencializar a ação do vírus.Por isso, se for possível, opte por manter a janela com certa abertura, para realizar a troca de ar.Outra dica muito importante, que não é exatamente de higienização automotiva, mas é necessária, é o uso de máscara. Procure usá-la mesmo dentro do carro, pois você poderá estar dividindo o ambiente com outras pessoas.Se você é motorista de aplicativo ou taxista, precisa tomar bastante cuidado, pois transporta pessoas desconhecidas com frequência.A seguir, veja um exemplo de ação de proteção contra o Coronavírus adotada pela empresa de transporte de aplicativo 99.

99 oferece higienização aos seus motoristas

Ciente de que o vírus pode ser transmitido dentro dos veículos utilizados por seus motoristas parceiros, a 99 decidiu se mobilizar.Diversas medidas foram desenvolvidas pela empresa, para aumentar a segurança dos seus motoristas e passageiros.Uma delas consiste na desinfecção de carros utilizados pelos motoristas da 99. O projeto de desinfecção começou em São Paulo, mas já foi expandido para outras cidades.A empresa afirma que, em breve, motoristas da 99 em novos municípios receberão o auxílio da empresa para a desinfecção de seus veículos.Para isso, a 99 firmou parceria com uma empresa que realiza o serviço, utilizando um produto aprovado pela ANVISA.Para você ter uma ideia, o produto usado na desinfecção dos carros é o mesmo utilizado para a higienização de hospitais.A fabricante desse desinfetante afirma que o tempo de duração do produto é de até 72 horas. Ou seja, o mesmo tempo em que o vírus pode permanecer vivo em superfícies plásticas.Além dessa ação, a 99 está empenhada em ajudar no tratamento de motoristas contaminados. A empresa também trabalha para levar o máximo de informação sobre a pandemia aos seus parceiros.Cuidando de seus parceiros, a 99 cuida também dos seus passageiros. Acesse o site da empresa e veja todas as medidas tomadas pela 99 em apoio ao combate ao Coronavírus.

Conclusão

Neste artigo, você viu várias formas de realizar a higienização automotiva. Espero que tenha gostado deste conteúdo.Falei sobre a escolha entre limpar o carro em casa ou em um local especializado. Comentei também sobre o custo da higienização do veículo.Você ainda conferiu um infográfico explicativo, sobre os passos necessários para deixar seu veículo brilhando.Comentei duas opções de lavagem do carro: a seco e a vapor. Qual delas você achou mais vantajosa?Além disso, você conheceu a lavagem detalhada, que é muito interessante para quem quer o veículo limpo nos mínimos detalhes.Por fim, trouxe algumas informações úteis para manter seu carro limpo neste momento de pandemia. Espero que você siga as dicas trazidas neste artigo.E você viu também que a 99 está empenhada a contribuir para a segurança de seus motoristas e passageiros. É mais tranquilo chamar um carro de aplicativo, sabendo que a 99 se preocupa com a segurança de todos, não é mesmo?Visto primeiro em: Dr. Multas