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Depósito de Material de Limpeza

Depósito de Material de Limpeza é importante?

O que é  Depósito de Material de Limpeza?

Um ambiente organizado e limpo impacta na imagem da empresa e reflete no quanto a organização se preocupa com o bem estar de seus colaboradores e clientes. Para que esse processo de limpeza funcione bem, é importante ter um local destinado para o armazenamento dos produtos, mais conhecido como depósito de material de limpeza ou DML.

O Depósito de material de limpeza que também é conhecido como DML, é um ambiente destinado para armazenar utensílios de limpeza, como produtos químicos e materiais de auxilio da higienização, dentre os produtos armazenados, contamos com detergentes, desinfetantes, ceras, limpadores, multiuso, vassouras, rodos, panos, baldes e luvas. É exigido que esse ambiente siga padrões de organização, logística inteligente, possua fácil acesso, facilidade para manuseio dos produtos de limpeza e ferramentas.

Todos produtos armazenados nesse ambiente devem estar regularizados pela ANVISA, rotulados para que possam ser identificados com segurança e armazenados em ambientes destinados corretamente para cada categoria.

DML
Os produtos de limpeza de empresas devem ser organizados em DML.

Além disso, esse local é obrigatório em quase todos os estabelecimentos, sendo os principais hospitais, farmácias, clínicas, consultórios, restaurantes, indústrias, empresas, clubes, escritórios, comércios entre outros.

Por isso, esse artigo tem como objetivo lhe orientar sobre  a importância do depósito de material de limpeza, as melhores formas de organizá-lo, os processos de segurança de armazenamento de produtos de limpeza e qual impacto tem sobre a empresa. Acompanhe a leitura!

Para te auxiliar no desenvolvimento do seu DML, nossa empresa fornece uma linha completa de produtos para limpeza profissional. Para conhecer todas as soluções exclusivas para o seu negócio acesse o site da Hygibras que é especialista em limpeza profissional.

Qual a importância do DML para as empresas ?

A destinação de uma sala exclusiva, organizada, bem identificada e limpa para a estocagem correta de produtos de limpeza é indispensável para o bom funcionamento de todos os segmentos de empresas, além também de garantir a manutenção da saúde e prevenção de acidentes em ambientes corporativos.

A organização dos materiais de limpeza evita desperdícios e problemas ligados diretamente aos produtos, como vencimento, perda de qualidade e falta de algum item no estoque. Além de ampliar a eficiência do trabalho realizado por profissionais de limpeza.

Dessa forma, um DML organizado e limpo contribui :

  1. Redução de riscos;
  2. Otimização de espaço;
  3. Maior segurança;
  4. Menos desperdícios.
DML
Reduza despesas com produtos de limpeza profissionais.

Por que o depósito de material de limpeza é obrigatório em alguns segmentos de saúde?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)  estabeleceu, em 2009, o manual de Boas Práticas Farmacêuticas e, dentro dela, há a obrigatoriedade do DML para todas farmácias e drogarias.

A regulamentação de número 44/09 cita que “Os materiais de limpeza e germicidas em estoque devem estar regularizados junto à Anvisa e serem armazenados em área ou local especificamente designado e identificado.”

Nos hospitais e clínicas, o Regulamento Técnico da Anvisa que visa o planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, que designam a obrigatoriedade do DML.

Além disso, nos hospitais existem áreas que necessitam de DMLs específicas para armazenar os materiais utilizados naquele ambiente, como os Centros Cirúrgicos.

7 dicas para organizar seu DML de maneira prática e segura!

Os métodos de organização do depósito de material de limpeza podem ser facilmente implantados em qualquer segmento, tanto para otimizar o procedimento de limpeza, quanto para facilitar o acesso aos EPIs, como as luvas de látex, os produtos e às ferramentas, como baldes, vassouras e rodos.

Pensando na necessidade de auxilio de diversas empresas, separamos 7 dicas exclusivas para você entender as melhores maneiras de organizar o seu DML. Acompanhe:

1.Regra do “Primeiro que Vence, Primeiro que Sai” (PVPS).

A primeira dica é entender que a data de validade do produto vai determinar o seu armazenamento, por exemplo, produtos com data de validade mais distante devem ser acomodados no fundo da estante, já os produtos com prazos mais próximos ao vencimento devem ficar dispostos em frente, para serem utilizados primeiro.

Nesse métodos de PVPS, é importante manter um controle ainda maior, podendo ser utilizado alguns softwares, planilhas para controle interno e etiquetas indicando o material a ser utilizado. Além também, de organizar prateleiras ou pallets de forma prática e inteligente, afim de agilizar a busca do produto pelo profissional de limpeza.

DML
O DML deve ser organizado seguindo normas e regulamentações.

2.Regra do “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai” (PEPS).

Com o objetivo de evitar os vencimentos dos produtos, a metodologia PEPS considera a ordem de recebimento dos produtos, ow itens que chegam primeiro ao estoque são utilizados primeiro.

É válido ressaltar a importância de etiquetar os itens com a informação da data de entrada dos produtos. Os produtos etiquetados pode ser detergentes, desinfetantes, ceras, limpadores, multiuso e limpa vidros, dentre outros.

Com isso os produtos mais antigos são organizados à frente e os mais recentes são armazenados mais atrás.

Depósito de Material de Limpeza
Depósito de material de limpeza ( DML ), uma área muito importante dentro das organizações

3. Realize o armazenamento de acordo com peso e tipo de reagente.

Outro fator importante para ser considerado no momento do armazenamento nos DMLs é o peso dos produtos. Os mais pesados devem ser alocados na parte mais baixa para evitar acidentes, quedas e outros danos e facilitar o manuseio.

Ainda na questão da armazenagem, é preciso ficar atento aos compostos que não devem ser deixados próximos, pois caso haja algum derramamento, os agentes químicos podem se misturar e formar uma mistura tóxica para as pessoas.

4.Utilize Ferramentas para controle da organização.

Como dito anteriormente, o uso de ferramentas para o controle e organização de um DML é muito importante, principalmente ao utilizar a forma PVPS, é possível organizar o estoque por meio de planilhas, softwares de controle ou etiquetas coloridas que sinalizam qual material deve ser usado.

Conheça também um método exclusiva para organizar a sua rotina de limpeza.

5.Tenha em mãos o FISPQs dos produtos nos depósitos.

A aquisição, o armazenamento e o uso dos produtos de limpeza exigem muito cuidado e responsabilidade. Para isso, é fundamental certificar-se de que o fornecedor de detergentes, desinfetantes, ceras, limpadores multiuso esteja devidamente registrado nos órgãos responsáveis.

Com isso é possível ter a garantia de que os agentes químicos são controlados por meio das Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQs).

Vale lembrar que todo o Depósito de Material de Limpeza DML deve dispor das FISPQs dos produtos que armazena e que as fichas devem estar sempre visíveis, para fácil consulta dos funcionários, clientes e órgãos de fiscalização.

6.Sempre tenha Tanques no DMLs.

Uma das exigências mais solicitadas por órgãos de segurança é a regulamentação dos depósitos de produtos de limpeza com a presença de um tanque para limpeza de baldes e panos usados na rotina de higienização.

Um dica extra aqui, é que o tanque também pode receber a instalação de diluidores de produtos de limpeza automáticos para produtos químicos de limpeza.

7.Esteja com o Procedimento Operacional Padronizado (POP) no Depósito de Material de Limpeza ( DML ) em dia.

Por fim, é essencial que o Depósito de Material de Limpeza ( DML ) tenha um documento com as diretrizes operacionais. O POP deve conter:

  1. Nome do Procedimento
  2. Local da aplicação
  3. Responsável pela tarefa
  4. Responsável pela elaboração do POP
  5. Materiais envolvidos nos procedimentos
  6. Descrição do passo a passo  dos procedimentos
deposito de material de limpeza DML
Conheça uma planta de DML vista de forma frontal

Como a Hygibras pode te ajudar com orientações e produtos de limpeza profissional para o seu DML?

Para garantir segurança, agilidade e praticidade no depósito de material de limpeza de estabelecimentos comerciais, industriais e de saúde, a Hygibras que é especialista em produtos de limpeza profissionais oferece, além dos produtos para limpeza, treinamento exclusivos e especializados para sua equipe de limpeza, checklist para assistência na organização e manutenção desses espaços.

Por isso, conte sempre conosco para lhe auxiliar com as demandas de limpeza, organização e bem estar em sua empresa.

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Referências:

ANVISA

FACOP

Revista Eletrônica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiânia

ANVISA Hospitais

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