/Como economizar água na limpeza
água na limpeza

Como economizar água na limpeza

Planejamento! Com toda certeza essa é a resposta para economizar água na limpeza, dada por Edgar Segato Neto, presidente da Febrac (Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental), quando lhe perguntam qual a fórmula apresentada pelo setor de limpeza para enfrentar a crise hídrica. Com planejamento, é possível manter os ambientes limpos e economizar água.

Primeiramente a preocupação com o uso racional de água não é assunto novo nesse meio. Há décadas, as empresas que oferecem serviços de limpeza e higiene buscam novas tecnologias em equipamentos e produtos químicos que utilizem menos desse líquido precioso.

Hoje em dia, já existe, por exemplo, um processo de limpar por spray que pode economizar água em até 90%, ou ainda sabonetes que necessitam pouco dela para o enxágue, gerando uma economia de cerca de 250 mil litros/mês em empresa com 1000 funcionários.

Da mesma forma, outro lado importante do planejamento na limpeza para economizar água consiste no treinamento de pessoal. O funcionário corretamente treinado e capacitado consegue seguir as orientações dadas pelos fabricantes e, assim, promover economia, tanto de água quanto de produtos químicos. E o que isso significa? Economia também para o empresário!

Algumas dicas rápidas de como o planejamento na limpeza pode contribuir para economizar água nas empresas:

– Em equipamentos utilizar alta pressão para lavar áreas;

– Utilização de pulverizadores de qualidade para aplicação de produtos de limpeza de qualquer natureza;

– Utilização adequada de produtos químicos e papeis sanitários, evitando excessos;

– Compra de desengraxantes, sabonetes, papeis sanitários (toalha e higiênicos) em sistemas inteligentes e sustentáveis.

É de suma importante, no nosso dia a dia, ficarmos atentos a vazamentos e desperdícios, comunicando o departamento de serviços, decerto são atitudes de conscientização aos trabalhadores. Assim, certamente a população e empresários caminham juntos ao objetivo final de toda a comunidade: o uso racional da água, pois a solução não é racionar, e sim, planejar e treinar.

FONTES: