/Água da chuva e os perigos para sua saúde
água

Água da chuva e os perigos para sua saúde

Depois de um longo período de tempo seco e com temperaturas acima da média, espera-se algum alívio com chuvas mais regulares e volumosas.

Contudo, apesar de ser bem vinda, a chuva traz certos transtornos às áreas urbanas por conta da má ocupação do solo e falta de planejamento das cidades em relação ao escoamento da água que vem dos céus.

Enchentes provocadas pelo transbordamento dos rios que cortam os municípios acabam afetando a todos. Mas, principalmente, comunidades periféricas que se erguem de maneira precária e não resistem a um temporal.

Tão perigosas quanto à força da natureza são as doenças típicas dessa época, que chegam com a água da chuva e muitas vezes são desconhecidas ou ignoradas pela população.

Afinal, quem já não tomou banho de chuva alguma vez na vida, ou não viu crianças brincando nas poças para aliviar o calor? Pois é, mas essas são atitudes que podem custar nossa saúde e até mesmo, nossa vida.

Será que essa água é limpa?

Inegavelmente a água da chuva é limpa, mas quando ela cai no chão, se mistura com detritos e toda a sujeira que existe nas ruas, em bueiros e rios poluídos. Em outras palavras, é contaminada por toda a sorte de bactérias, vírus e germes.

E é essa água que chega pelas enchentes ou fica acumulada nas poças. A Leptospirose (presente na urina dos ratos) é um exemplo dessas doenças que podem contaminar a água e ser fatal, caso não tratada corretamente.

Para nos ajudar no combate às doenças que podem chegar através da água da chuva contaminada, é indicado o uso de um desinfetante concentrado. Afinal, ele é indicado para a desinfecção de todos os locais e ambientes e, por isso é altamente recomendada sua utilização caso as casas sejam invadidas pelas enxurradas, assim como os alimentos e os quintais.

Certamente o verão é uma época de muita diversão, quando podemos aproveitar melhor os dias mais longos e curtir as noites mais quentes, e se todos nós fizermos nossa parte, a chuva não trará problemas, mas apenas alívio para o calor.

Visto primeiro em: Tempo

FONTES